coletivos em rede e organizações - coro

 


Grupo BRAÇO

Ativo desde 2003
Origem: São Paulo – SP
Adalgisa Campos + Carolina Costa + Flavia Vivacqua
Atriz, fotógrafa, escritora, arquiteta, artista plástica, educadora... Um grupo de mulheres se reúne para buscar uma linguagem comum, soma e produto de múltiplas referências. Pelo processo coletivo, compartilham referências e idéias, propõem experimentar, estar, sugerir, agir, interferir, intervir, modificar, transformar. Na praça, na rua... o local público é lugar de experimentações, de alargamento da arte ao tocar o cotidiano.
http://grupobraco.zip.net



Grupo BRAÇO


Actif depuis 2003
Origine: São Paulo SP
Adalgisa Campos + Maria Carolina + Flavia Vivacqua
Comédienne, photographe, écrivain, architecte, plasticienne, professeur... Nous sommes un groupe de femmes qui se réunit pour chercher un langage commun, à partir de nos langages. Par le processus collectif, on partage des références et des idées, on se propose d'expérimenter, d'être, suggérer, agir, interférer, intervenir, modifier, transformer... sur la place, dans la rue... le local public est le lieu de nos expérimentations, où l'on trouve l'élargissement de l'art touchant au quotidien.

http://grupobraco.zip.net
 




Dimensíveis I, II e III
Grupo Braço
2004


abril de 2004
Dimensíveis I - coleta / processamento / reclassificação
mostra ONDE FICA do Esqueleto Coletivo
Galeria do Sesc Paulista - São Paulo
Instalação ao longo das calçadas de dispositivos de coleta de objetos / detritos depositados pelos passantes, segundo critérios definidos pelo grupo. O material coletado foi em seguida submetido ao processamento no interior da galeria, através de registro fotográfico e sonoro e de catalogação dos objetos. Estes objetos foram postos à disposição do público para reclassificação segundo novos critérios, seguida do registro dos novos conjuntos produzidos a partir dos mesmos elementos recombinados. A ação teve como resultado uma coleção de 117 objetos e uma série de registros.

julho de 2004
Dimensíveis II - reprocessamento / troca,
mostra REVERBERAÇÕES
Sesc Vila Mariana - São Paulo

A segunda etapa propôs proceder a um novo registro destes objetos e sua inserção num circuito diferente do que os originou. O participante foi convidado a conversar sobre um dos objetos. Da conversa, um aspecto do objeto foi destacado, uma palavra escolhida e anotada e o participante foi convidado a realizar um desenho a partir desta palavra. O desenho passou a integrar o conjunto de registros, e em troca o participante recebeu o objeto desenhado, devidamente embalado.

setembro a dezembro de 2004
Dimensíveis III - translação / troca
1º encontro de coletivos CHAVE MESTRA
Santa Tereza - Rio de Janeiro
Saldão - Espaço Coringa - São Paulo

Os participantes receberam a cópia de um desenho produzido na fase anterior acompanhado de uma caixa de acetato vazia e foram convidados a devolver a caixa contendo um novo objeto, por eles escolhido, que correspondesse ou respondesse ao desenho que receberam.



 

Coletas e Disseminações

projeto de performance para a marcha de coletivos na Nuit Blanche
São Paulo - Paris
2005

Percursos e ações em São Paulo:

Coleta:
Registro de palavras e imagens ao longo dos percursos entre nossas casas e o marco zero da cidade, através de fotografias, video, anotações e croquis.



Percurso e ações em Paris:

Disseminações:
Cartões-Janela: Distribuição de cartões postais com recorte vazado, contendo imagem ou palavra previamente coletadas no Brasil. (vide figura)

Coleta:
Registro em video das disseminações.