coletivos em rede e organizações - coro

 


Cia. Cachorra


Ativo desde 1998
origem: São Paulo – SP
Fabiana Prado + Melina Anthis + Paula Pretta
Núcleo de criação artística que mescla elementos das artes cênicas, música e imagem no contexto público.
www.matilhanarua.blogspot.com


 
Cia. Cachorra

Actif depuis 1998
origine: São Paulo SP
Fabiana Prado + Melina Anthis + Paula Pretta
Noyaux de création artistique mélangeant des éléments des arts scéniques,musique et image dans le contexte public.

www.matilhanarua.blogspot.com

Movimento Perfumista
Ação Urbana


O Movimento Perfumista reflete sobre o processo de “revitalização” de espaços públicos na cidade de São Paulo em detrimento de populações menos favorecidas como os moradores de rua, excluídos pela sociedade e negligenciados pelo poder político.

O argumento de se fazer uma ação urbana que dialogasse diretamente com o assunto, surgiu da matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, em maio de 2005. A notícia relatava que o Sr. Manoel da Silva, 68 anos, morador de rua, havia sido retirado da Pça.Pereira Coutinho, na Vila Nova Conceição (um dos metros quadrados mais caros da cidade) e internado no Hospital Psiquiátrico do Pinel como “demente”, por pressão dos moradores da praça que o consideravam uma ameaça à higiene local.


Questionário

1. Defina seu coletivo.

Núcleo de criação artística, que mescla elementos das artes cênicas, música e imagem no contexto público.


2. Como pensam a coletividade na prática artística contemporânea?

Um processo dinâmico que possibilita o exercício da singularidade dos indivíduos dentro de um mesmo grupo, de maneira autônoma e não hierárquica.


3. Como pensam o indivíduo no coletivo?

(Ver resposta acima)


4. Como se organizam coletivamente?

Reuniões informais para definir planos de ação e criações artesanais em estúdio caseiro improvisado.


5. Qual a posição do coletivo em relação às instituições? ( circuito, mercado, inserção, curadoria, crítica, museus...).

Manter a premissa da liberdade artística para que o trabalho não perca o conteúdo.

6. Como o coletivo se mantém e viabilizam materialmente suas ações? (tem patrocínio?, etc.).

De maneira autônoma. Eventualmente há patrocínio institucional.


7. A quais ações artísticas se propõem? Exemplifique.

Performances que utilizam elementos simbólicos criados para dialogar com o público, através de uma linguagem poética no cenário urbano.


8. Existe um posicionamento ético/político pré estabelecido em suas práticas e conceitos? Quais os critérios utilizados para concepção dos projetos do grupo?

O posicionamento é falar como cidadão/artista. Os critérios são a urgência e a necessidade de abordar e discutir questões sociais pertinentes.


9. Qual a posição do coletivo em relação à curadoria? (pense curadoria nas mais diversas formas, desde interna (dos integrantes) a externa (convidados ou propostas).

São bem-vindos novos integrantes a cada trabalho.