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Coletivo MADEIRISTA

Ativo desde 1998
Origem: Porto Velho – RO
Alberto Lins Caldas + Carlos Moreira + Joesér Alvarez + Gláucio Giordani + Silvia Feliciano + Lídio Sohn + Jurandir Costa + Nilza Menezes + Binho + Elcias Villela + Carlos Mettal + Alessandro Amorin + Grupo Klan + Carlos Ruiz +Andréia Mello
Em Fluxo.
http://geocities.yahoo.com.br/coletivomadeirista

 

Coletivo MADEIRISTA

Actif depuis 1998
Origine: Porto Velho RO
Alberto Lins Caldas + Carlos Moreira + Joesér Alvarez + Gláucio Giordani + Silvia Feliciano + Lídio Sohn + Jurandir Costa + Nilza Menezes + Binho + Elcias Villela + Carlos Mettal + Alessandro Amorin + Grupo Klan + Carlos Ruiz + Andréia Mello
En flux.
http://geocities.yahoo.com.br/coletivomadeirista
MANIFESTO MADEIRISTA

"Não sei muito acerca de deuses, mas creio que o rio
É um poderoso deus castanho ; taciturno, indômito e intratável,
Paciente até certo ponto, a princípio reconhecido como fronteira,
Ú til, inconfidente, como um caixeiro viajante.
Depois, apenas um problema que ao construtor de pontes desafia."
T.S. Eliot

Não basta os limites de uma cidade, de uma região, de um território, de uma língua: todos os limites são virtuais e imprestáveis: criar pontes (que também são mprestáveis) entre os limites: sair dos limites: passear no vazio, no ilimitado, no além do programa.

Não basta Madeira, Nilo, Ganges, Tietê, Mississipi, São Francisco, Sena,Tâmisa, Amazonas, Indo: não basta florestas, desertos, oceanos, continentes, ilhas, corpo, voz, desejo ou sonho: limites a serem contagiados pelo construtor de pontes: tanto faz quanto tanto foz.

Não basta os regionalismos nem os cosmopolitismos das moneras: não basta:precisamos de pontes e, de repente, o gozo em saltar as pontes: e no fluxomortal, mergulhar, gozando todos os sonos.

Não basta o Boto, a Bôta, a Cobra Grande, o Boi: olhar do colonizador, olhar gordo de ocidentalidades turistas. Não basta Macunaíma ou Miramar: poucacanibalidade, muita imitação e respeito.

Não basta riobaldos e sinhás vitórias: não basta a Grande Arte:não basta esta gosma de classe média pregada em edifícios de papel: não basta. Não basta essa Identidade Nacional: não basta nem a identidade nem o nacional:muito menos o internacional.

Não basta o sentido nem a razão. Não basta a forma nem o formato. Não basta a aspereza nem o tédio. Não basta o linear nem o mistério. Não basta o policial nem o cômico. Não basta nem a alminha nem o carma. Não basta o horóscopo nem o nome. Não basta a data nem a hora. Não basta o peso nem o pesado. Não basta essa palavra colada às coisas como se fosse uma barata morta ou restos de carne sobre a cama.

Não basta Gramáticas, Ortografias nem Dicionários. Não basta a Bíblia, o Corão nem o Manual dos Escoteiros. Não basta nem Kama Sutra nem Código Civil. Não basta nem erudição nem Jeca Tatu.

Não basta essa fé provinciana nem esse lirismo água com açúcar. Não basta a nova nem a velha Bossa. Não basta o samba nem o carnaval. Não basta o negro nem o índio. Não basta o branco nem o amarelo.

Não basta Europa ou África. Não basta nem Ásia nem azia, América ou Oceania.Não basta gêneros: nada basta esse bastar. Não basta o grito nem o sussurro.Não basta. É sempre muito pouco. É sempre sempre igual. Não basta.

Não basta nem a bundinha, nem a garrafinha, nem o uisquinho, nem a prainha, nem as avenidinhas, nem Ariano, nem os Campos, nem francês nem inglês, nem todas essas igrejas mortas, nem todo esse lerolero global, nem milongas nem toadas. Não basta.

Não basta essa falta de fome. Não basta a história, a memória, a escória.Não basta a Geografia, a Antropologia, a inútil Sociologia. Não basta esse falso erotismo: esse falo flácido sem flanar: é preciso a obscenidade radical: não basta a devoração canibal: é preciso ser libertino: não basta devorar: é preciso desmembrar o mundo: torná-lo vazio: sem sentido: e remontá-lo no meio da praça: não basta tê-lo devorado até a saciedade: é preciso maculá-lo: remontá-lo com outro sentido e sentido algum: é preciso libertar a palavra, o som, a imagem, o corpo, e o não de todo esse peso, de todas essas idéias, de toda asperidade, de toda autoridade: tudo preso a tudo por nada, sem pontes, sem o deslimite do depois das pontes e do vôo sobre as pontes: tanto faz quanto tanto foz.

Não basta nenhuma crença: não bastam Deuses, Demônios, Pátrias, coronéis, generais e lobisomens: não basta nem miséria nem riqueza: só a obsessão cria as pontes e somente a libertinagem do libertino cria a liberdade radical, aquela que pode nos fazer saltar pontes sem precisar a travessia, para nada, por gozo.

Basta de descritivismo, de predomínio do objeto. Basta dessa arte sem imaginação, sem sonho, sem invisibilidade, cheia de realidades tolamente visíveis, pré-visíveis tramas televisivas.

Basta desse falso diálogo de jornal invadindo a palavra. Basta de arte-mercadoria: a arte não vale nada: não é valor/trabalho: o artista não é trabalhador: arte não é ofício: arte é orifício.

Basta desse respeito à linguagem: é preciso implodi-la para insignificar: precisa ser tocada, maculada, desmembrada para enlouquecer e deixar fluir e fluir-se.

Basta de caminhar dentro do estúpido senso comum das mídias, dessa crítica amigável, dessa bajulação mútua, dessa análise historicista: mero acalanto de boiadas.

Chega de Primeiro, Segundo e Terceiro mundo: a arte é o gozo que dissolve o concreto do mundo: tanto faz quanto tanto foz. E chega de bastar: é preciso reaprender a gozar.

Somos criadores: pairamos sempre sobre as águas, mordendo os dedos dos pés, criando o círculo de fogo sobre o nada: precisamos somente dizer o faça-se:essa palavra vinda do mais íntimo das entranhas:
tanto faz quanto tanto foz:cadê a tua voz?"
Coletivo Madeirista responde o questionário CORO:

1. Defina seu coletivo.

EM FLUXO

2. Como pensam a coletividade na prática artística contemporânea?
DENTRO DA FILOSOFIA ROLLING STONE

3. Como pensam o indivíduo no coletivo?
PREFERIMOS PENSAR O COLETIVO DENTRO DO INDIVÍDUO

4. Como se organizam coletivamente?

EM GRUPO (!)

5. Qual a posição do coletivo em relação às instituições? ( circuito, mercado, inserção, curadoria, crítica, museus...).
A POSIÇÃO É A MESMA DE SEMPRE, NÓS CÁ E ELES LÁ - ESTAMOS CAGANDO E ANDANDO – MAS ACEITAMOS PATROCÍNIO S/ MERCHANDISING OBRIGATÓRIO

6. Como o coletivo se mantém e viabilizam materialmente suas ações? (tem patrocínio?, etc.).
AUTO FINANCIAMENTO INSUSTENTÁVEL

7. A quais ações artísticas se propõem? Exemplifique.
PENSAR/FAZER/SONHAR/COMER/QUESTIONAR ARTE (E O Q QUER QUE ENVOLVA OS 5 SENTIDOS EM RELAÇÃO A)

8. Existe um posicionamento ético/político pré estabelecido em suas práticas e conceitos? Quais os critérios utilizados para concepção dos projetos do grupo?
ESTÁ NA NOSSA CARTA DE INTENÇÕES – O MANIFESTO MADEIRISTA

9. Qual a posição do coletivo em relação à curadoria? (pense curadoria nas mais diversas formas, desde interna (dos integrantes) a externa (convidados ou propostas).

A ARTE ESTÁ DOENTE – PRECISA DE UM CURADOR, UM CHAMÃ
NÓS PREFERIMOS XAMÃ, QUE É MAIS XARMOSO...
EM NOSSAS AÇÕES, COSTUMAMOS XAMÁ-LO DE ORGANIZADOR...